top of page
Buscar

Qual é a nossa gaiola dourada?

Atualizado: 10 de ago.

A educação que os nossos pais nos dão e a sociedade onde vivemos, molda a nossa forma de pensar. Cria ideias do que é a realidade. Só que essa realidade é diferente de pessoa para pessoa. É construida com base em valores, ideias, crenças de como a vida é suposto ser, passadas pelos nossos pais, pais dos pais, familia, amigos, sociedade em geral, interpretações que fazemos das situações, muitas vezes, confusas e limitadoras. E nem sempre essa realidade nos favorece ou ajuda na expressão de nós próprios. Muitas vezes, nos aprisiona. No entanto, fazemo-lo por segurança. Aceitamos seguir todas essas regras, crenças, conceitos, porque nos fazem sentir mais seguros. É como viver numa Gaiola Dourada. Dá-nos segurança, protege-nos mas também nos limita e impede-nos de sermos livres, de ganharmos asas e de voarmos.



ree


Nesta gaiola, nós é que estipulamos as regras. Atraímos as situações da nossa vida de acordo com essa estrutura. O que não está de acordo com essa estrutura, nós, simplesmente, não aceitamos na nossa realidade, não a vemos. De forma mais simples, se nós acreditarmos que o mundo é azul, só vamos olhar para o que é azul, porque não conhecemos mais cores. Nós só reconhecemos o que conhecemos, aquilo em que acreditamos. Porque tudo o resto não brilha da mesma forma, não se destaca aos nossos olhos. É muito simples verificar isto. Por exemplo, imaginem que compram um novo modelo de carro. Um modelo que até àquele momento não sabiam que existia ou nunca tinham reparado. A partir do momento em que o compram e o conduzem, começam a reparar que, afinal, muita gente conduz o mesmo modelo. Isso só acontece porque aceitaram esse novo modelo de carro na vossa realidade. A realidade confirma-vos essa aceitação, trazendo-vos mais do mesmo. E é possível fazer isso com crenças, ideias, valores, etc.


Quando se transforma uma crença, a realidade confirma-nos isso, trazendo situações que confirmam essa nova crença.


A nossa realidade é o filtro pelo qual observamos a vida acontecer. Para uns, a realidade é rosa, para outros é amarela, e ainda outros, preta. É por isso que para muitos de nós a vida parece ser mais fácil do que para outros. O que torna a vida mais ou menos fácil é o filtro pelo qual olhamos a vida, a nossa estrutura de crenças, valores, conceitos, etc. A nossa Gaiola Dourada.


Libertarmo-nos da nossa Gaiola Dourada é um passo fundamental para alcançarmos a nossa felicidade, a nossa verdadeira expressão.

Comentários


bottom of page