A importância do Coaching
- Sandra Duarte
- 12 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de ago.
Desde criança, nós passamos por muitas experiências, algumas traumáticas a nível emocional, e que não sabemos como encaixá-las mental e emocionalmente. Não sabemos como as organizar dentro de nós. São coisas que se vão acumulando em nós, ao longo da nossa vida. Só nos apercebemos delas quando as nossas relações não correm bem, ou quando não somos felizes com a vida que temos, ou ainda quando entramos em depressão ou desenvolvemos outro tipo de doenças. A doença é o resultado de muitas emoções acumuladas e não organizadas. É como ter a casa desarrumada, com tudo fora do seu lugar, e é preciso fazer uma grande limpeza, seleccionar o que já não é útil.

O coaching permite, desde crianças a adultos, a entenderem os problemas por que passam, e a superá-los, a navegar melhor na vida, contornando os obstáculos que vão surgindo. Ajuda a libertar emoções e pensamentos que criam bloqueios e impedem de sermos felizes. Dá ferramentas para superar e resolver problemas na nossa vida, ou a aceitar o que não é possível de ser mudado. Melhora a nossa relação com os outros, pois conseguimos entender as suas perspectivas, e permite dissolver os mal-entendidos. Aprendemos a comunicar de forma mais objectiva, com clareza. Aprende-se a negociar com os outros, quando estão em posições divergentes da nossa, para encontrar uma solução comum para um determinado problema.
Grande parte dos nossos problemas com os outros têm origem na comunicação, e de não termos consciência da visão do outro, de como é a sua perspectiva, e de como está construída e organizada a sua mente. O coaching permite-nos fazer uma viagem, de forma a entender o mundo do outro, em comparação com o nosso. E quando percebemos tudo isso, todos os mal-entendidos se desfazem. É como um feitiço que nos iludia e se quebra. Permite-nos trabalhar os nossos pontos cegos – isto é, muitas vezes ficamos bloqueados numa forma de pensar, que se baseia numa visão da realidade limitada ou distorcida. Quando tomamos consciência desses pontos cegos, é mágico, faz-se luz. Abre-se um novo campo de visão da nossa realidade e ampliamos a nossa visão do mundo,
abrindo-nos a novas possibilidades.
Todos os nossos problemas têm origem na nossa mente e como esta está organizada, como funciona. Quando está desarrumada, as emoções bloqueiam a nossa visão e não nos deixam fluir com a vida, criando obstáculos.
Não é por acaso que, nos dias em que acordamos mal-dispostos, parece que tudo nos corre mal. É porque não estamos a fluir com a vida. Algo no nosso processo mental que está a criar o bloqueio. E quando acordamos bem-dispostos tudo parece fluir, tudo se encaixa sincronisticamente. Por vezes, é mágico.
O coaching é algo que deveria ser ensinado nas escolas, porque ajuda a organizar o cérebro, a desenvolver a nossa capacidade de questionar, de resolver problemas, ajuda em todo o processo cognitivo, e a criar foco e objectividade. Transforma a forma como percepcionamos a realidade. Permite-nos enxergar a ordem por detrás do aparente caos. Permite-nos desprogramar programas mentais, que nos causam sofrimento, e que funcionam ininterruptamente durante anos, corrigindo esses programas disfuncionais.
O coaching permite-nos recuperar as rédeas da nossa vida e transformar uma vida em que somos tristes e frustrados, impotentes, numa vida em que somos felizes e de bem com tudo à nossa volta.
Comentários